O Perfil dos Educadores Religiosos da Convenção Batista Brasileira
Educador Religioso Pessoa vocacionada por Deus e confirmada pela Igreja para atuar especificamente na área de Educação Religiosa, com formação em Educação Religiosa em algum seminário filiado à CBB, para o exercício, que:
1. Desenvolva um profundo relacionamento com Deus;
2. Cultive o bom relacionamento familiar;
3. Mantenha uma auto-imagem positiva;
4. Cultive um bom relacionamento entre liderados, pastores e demais líderes;
5. Defina sua filosofia de educação;
6. Mantenha-se constantemente atualizado frente às tendências educacionais;
7. Defina sua base teológica.
Atribuições do Educador
Entende-se como atribuições do Educador Religioso, doravante neste documento denominado “Educador”, as seguintes:
1. Ser responsável diante da Igreja e do pastor por toda a área de Educação Religiosa orientando no planejamento, realização e avaliação de um programa compreensivo de educação.
2. Contribuir (atuar) para alcançar os objetivos da Igreja.
3. Servir como coordenador e consultor das organizações, para que haja coesão no planejamento e execução, buscando unidade para evitar conflitos e duplicações nestas.
4. Criar entre os membros da Igreja uma consciência da importância dos diferentes ministérios, levando-os a um envolvimento pessoal e responsável.
5. Planejar e realizar projetos de capacitação dos membros da Igreja.
6. Trabalhar, com o pastor, e outros líderes da Igreja no sentido de descobrir potencial de liderança.
7. Participar do planejamento geral da Igreja.
Atribuições Específicas:
a) Fazer sondagem de necessidades da Igreja para fins educacionais, levando em consideração o contexto social em que a Igreja está inserida.
b) Administrar os recursos financeiros destinados à Educação Religiosa e apresentar relatório.
c) Apresentar relatórios periódicos do trabalho desenvolvido à Igreja.
d) Registrar e manter toda a documentação concernente à Educação Religiosa.
e) Analisar, avaliar e recomendar as mudanças necessárias do espaço físico a fim de atender as necessidades educacionais da Igreja.
f) Analisar, avaliar e recomendar a aquisição de equipamento e material pedagógico.
g) Responsabilizar-se pela pesquisa e seleção de currículo de ensino junto aos líderes das organizações.
h) Supervisionar de forma geral a atuação dos líderes e professores.
i) Promover a formação de líderes através de um programa sistemático de treinamento.
j) Promover encontros periódicos individuais e/ou coletivos com os líderes para avaliação e direcionamento dos trabalhos.
k) Contemplar no programa de educação religiosa as ênfases dos planos de integração e expansão da Igreja.
l) Avaliar periodicamente a coerência entre a prática educacional e a filosofia adotada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário