Aquele que...

Aquele que tentou e não conseguiu é superior àquele que nada tentou. (Bud Wilkinson)

sábado, 1 de janeiro de 2011

Os Profetas e o Culto a Jeová – Isaias 44:8

I – O Culto a Deus em meio aos cultos pagãos.


“Não vos assombreis, nem temais; porventura não vo-lo declarei há muito, e não vo-lo anunciei? Vós, sois minhas testemunhas! Acaso há outro Deus além de mim? Não, não há rocha, não conheço nenhuma.” (Isaias 44:8)

“Por isso o Senhor disse: pois que este povo se aproxima de mim, e  com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens aprendidos de cor.” (Isaias 29:13)

Desde os primórdios do mundo o homem de alguma forma sente a necessidade em seu ser de buscar a Deus e adorá-lo, mas infelizmente nem sempre essa busca o leva em direção ao verdadeiro Deus. Esse, afastar-se de Deus é em virtude da falta de conhecimento na Palavra de Deus, daí resultando as várias religiões que vemos, todas em função da tentativa ignorante de se chegar a Deus.
É importante que reflitamos em se temos conhecido e prosseguido em conhecer a Yahweh, o único e verdadeiro Deus, e de que forma o agradaremos na maneira correta e lhe prestar culto e adoração.

Theodore Parker disse que “se o homem não for religioso ele será supersticioso. Se o  homem não adorar ao Deus verdadeiro, ele terá seus ídolos”.

A Quem Você Segue? – I Reis 18:20-46


Como já foi dito antes, nos estudos da Antropologia se revela á necessidade natural que o homem tem de cultuar algo ou alguém. Esses estudos revelam que o homem é um ser religioso por natureza e deve ter algum alvo de culto. Quando Deus entregou a Moises os 10 Mandamentos deixou bem claro o seguinte:

“Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira geração daqueles que me aborrecem” (Êxodo 20:3-5)
Neste texto encontramos as expressões encurvarás e serviras as quais significam atitude de culto. O Serviço como culto, traduzido do grego, significa serviço sacerdotal. A imagem mais antiga que encontramos no velho testamento significando culto é  a de curvar-se, colocando o rosto em terra diante do objeto ou pessoa que estejam sendo cultuados. A História antiga nos mostra as diversas oportunidades em que o homem tem se envolvido em rituais supersticiosos e sacrifícios dedicados a algo ou alguém. Os povos pagãos se curvavam diante de imagens de madeiras ou pedra acreditando que com isso afastariam maldições, pragas entre outros malefícios. E até hoje ainda é assim. “Yahweh é o único verdadeiro Deus, somente ele pode prestar ajuda. A confiança em outros deuses é vã, a adoração aos ídolos é insensatez pecaminosa. Ele transcende completamente ás suas criaturas; ele é quem criou todas as coisas e orienta o curso de todos os acontecimentos. “
O profeta Elias desafiou o povo de sua época a decidir quem deveriam seguir quando disse: “...Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o.  O povo, porém, não lhe respondeu nada”( vers. 21)
            No episódio do Monte Carmelo, o profeta Elias desafiou os 450 profetas de Baal, e eles foram derrotados pela glória de Deus no momento em que foi aceito o sacrifício ofertado por Elias, e o que eles próprios ofereceram ao seu deus, não foi aceito, pelo contrário, foram envergonhados. Elias provava assim que somente Yahweh era digno de confiança, só Deus era digno de louvor.


 Há um só Deus
             “Para que todos os povos da terra saibam que o senhor é Deus, e que não há outro”

            Há uma música cuja letra é assim: “ao único que é digno de receber, a honra e a glória, a força e o poder, ao rei eterno, imortal, invisível, mas real a ele ministramos o louvor...” Para prestarmos um culto que verdadeiramente agrade ao coração de Deus temos que refletir se estamos cultuando ao único que é digno e buscar conhecer a pessoa de Deus com profundidade. Deus é santo e importa que também busquemos essa santificação de vida. A Bíblia diz que sem santidade não veremos a Deus. Nosso culto não será aceito.“Santificai-vos,  porque  amanha Deus fará maravilhas no meio de vós.” (Josué 3:5)

E.S. Brigtman escreve: “O culto é uma posição interna do individuo, sua atitude para com Deus; sem a atitude cônscia de Deus, nenhum culto verdadeiro é possível.”
            Deus é o único Deus a quem devemos nos prostrar e adorar, mas o povo a quem Elias lançou o desafio ainda não tinha certeza disso, foi apenas depois da derrota dos profetas de Baal no Monte Carmelo que vimos á reação do povo em relação a Deus. “...quando o povo viu isto, prostraram-se todos com o rosto em terra e disseram: o Senhor é Deus, o Senhor é Deus!” (vers. 39)
            Mas não há somente o reconhecimento, há também uma atitude, a Bíblia continua narrando que depois dessa mudança de mente todos os profetas de Baal foram tirados de seu meio e mortos, (vers. 40)

II-O culto a Deus como Garantia de Bênçãos para a Nação


            No momento em que Deus prova ao povo que só há um Deus verdadeiro, e o povo então reconhece a soberania e decide prestar culto verdadeiro a Jeová é que as bênçãos do Senhor tomam consistência em suas vidas. O próprio Malaquias diz que Deus não se deleitava na nação, mas se o povo voltasse para Ele, então alegremente Deus se voltaria para eles e os abençoaria.
“...então disse Elias a Acabe...há ruído de abundante chuva e orou a Deus” (vers. 41) “...e sucedeu que em pouco tempo o céu se enegreceu de nuvem e vento e caiu uma grande chuva...” (vers.45)
           

Deus Presente em Nossas Vidas – Sinal de Prosperidade


            Em seu grande amor e misericórdia o que Deus mais deseja e tem buscado é ser presente na vida do homem. O Senhor estende um convite a toda nação, a todo homem pecador a voltar para Ele. Vimos esse convite em toda a bíblia, infelizmente, vimos também o homem persistindo em sua rebelião. E seguindo inclusive o exemplo dos sacerdotes, os quais também se “tinham desviado do caminho”, (Mal. 2:8)
            Isaías havia já muito antes feito um apelo à nação: “Convertei-vos, pois, ó filhos de Israel, aquele de quem tanto vos afastastes”, (Isaias 31:6). Outro profeta foi Zacarias, que disse: “Tornai-vos para mim...e eu me tornarei para vós.” Tornar, ou retornar, significa “arrepender-se”, mudar de rumo, e seguir na direção oposta. É o próprio Deus quem capacita o homem a voltar e arrepender-se. Se essa é a decisão do homem, Deus também se voltara para ele com bênçãos. A promessa de benção de Deus melhoraria a economia e daria prestigio à nação inteira. Em vez de desolada, a terra voltará a ser fértil. Israel poderia ainda ser chamado “HEPHZIBAH”, que significa “o meu prazer está nela”, (Isaias 62:4)
O próprio Deus em seu desejo de ter um encontro com o homem despojou-se de toda sua glória. “E o verbo se fez carne e habitou entre nós”, era o caminho perfeito de Deus para o homem; Jesus Cristo. O convite de Deus para que assim pudesse acontecer o culto perfeito, a adoração perfeita.

            “Tendo, pois, irmão, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote pela casa de Deus, aproximemos-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo os corações purificados de má consciência, e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e as boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns, antes façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima.”
(Hebreus 10:19-25)
Na declaração “aproximemo-nos”, relaciona-se com o coração e tem haver com o nosso relacionamento com Deus. É um chamado, um convite á adoração, a render culto a quem de fato merece que toda a nossa vida seja sacrifício vivo no altar.

CONCLUSÃO


Em seu livro: “Adoração Bíblica”, o Dr. Shedd cita uma declaração de autor desconhecido que diz: “A adoração transforma o adorador na  imagem do deus diante do qual ele se curva”. Que a nossa seja uma adoração verdadeira e oferecida pelo Espírito ao único Deus para que a cada dia possamos ser a imagem perfeita do Deus invisível em atitudes e ações. Há uma música cuja letra é: “Render a ti, adoração, e derramar meu ser é o que meu coração deseja toda manhã te imaginar é me inspirar pra te dizer estou apaixonado cada vez mais por ti Senhor tu és incomparável, teu nome é maravilhoso, leva-me além, leva-me além, a um nível mais profundo de intimidade contigo ó Senhor”
Como diz na letra desse cântico que possamos sempre ir além.

Para Refletir...

  • Tenhamos coragem de perguntar: Senhor, o meu culto a ti tem sido de sacrifício, vivo, santo e agradável a ti?
  • A nossa oração deve ser a de que a graça e a misericórdia do Senhor nos mostre a maneira correta de culto que alegra o coração de Deus.
Autor: Sandra França
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário



p40.gif


LIVRO: O DESAFIO DE AMAR, Do filme A Prova de Fogo

E-BOOKS EVANGELICOS

E-BOOKS EVANGELICOS
Diversos livros de seu interesse...