Aquele que...

Aquele que tentou e não conseguiu é superior àquele que nada tentou. (Bud Wilkinson)

terça-feira, 27 de agosto de 2013

COMO EVITAR O ESGOTAMENTO DO PROFESSOR



Por Katrina Cassel, M. Ed.


Se você estiver passando por um esgotamento, saiba que irá superá-lo.
Se este não for seu caso, saiba como preveni-lo no futuro!

A Karen acordou cedo. Lutou com o desejo de permanecer na cama por mais algumas horas. Antes a Karen amava levantar-se cedo e rever a lição da Escola Sabatina. Tinha um desejo muito forte de partilhar a Palavra com sua classe dos juvenis.
Muitas vezes a Karen se dedicava a orar por seus alunos durante a semana. Agora questiona se algum de seus alunos de fato ouviu ou mesmo sentiu algum desejo de estar na sua classe, na igreja.
Será que realmente os estava ensinando? A falta de atenção e interesse dos alunos levou-a ao desânimo. Até chegar ao ponto em que estudar a lição, semana após semana, parecia-lhe um desperdício de tempo e esforço inútil.
Esses pensamentos a levaram a se sentir ainda pior. Finalmente, decidiu ligar para a líder da divisão. O simples fato de partilhar seus sentimentos com essa amiga deu-lhe ânimo. A líder não a condenou, antes sugeriu que marcassem alguns encontros para trocar idéias.
A Karen está entre os milhares de professores que passam pelos mesmos sentimentos e preocupações. Ensinar, às vezes, é uma tarefa esmagadora. Quer você esteja ensinando a pré-escolares ou a juvenis, a lição deve ser preparada e ensinada a cada semana. Isso exige tempo, dedicação e perseverança.

SINAIS DE ESGOTAMENTO

Sinto satisfação ao preparar a lição semanal – ou luto para prepará-la?
Dou vida à lição – ou apenas apresento o material?
Preparo e ensino a lição com entusiasmo – ou é apenas algo que eu faço?
Sou positivo na forma como vejo minha classe? – ou temo enfrentar os alunos a cada semana?
Os alunos fazem perguntas que me desafiam – ou eles me perturbam?

AS MESMAS VELHAS ROTINAS

Maria está diante de seus alunos. “Peguem suas Bíblia e juntos vamos ler nosso verso em Gênesis”, ela fala em tom monótono. Os alunos escorregam na cadeira.
Eles repetem a mesma velha rotina a cada semana. Primeiro, lêem a passagem. Então, ela conta a história. Depois revêem o verso Bíblico da semana. Finalmente, chega a hora de encerrar a classe e eles vão para a nave da igreja para assistir ao culto. Os trinta minutos se assemelham a uma eternidade. Tanto a Maria quanto os alunos se sentem enfadados e frustrados. Deve haver alguma forma melhor de ensino do que essa.
O esgotamento é resultado dessas velhas rotinas. Varie sua apresentação. Providencie roupas para que seus alunos possam vestir e encenar a história. Ajude-os a escreverem a história no formato de peça. Ensaiem e se apresentem em outra classe. Utilize o debate e a discussão com alunos mais velhos. Incorpore vídeos e música em suas lições. Tente algo novo, pelo menos uma vez por mês para corresponder às expectativas de sua classe.

TRABALHAR SOZINHO

O Marcos franze a testa diante da lição. Olha para o relógio, são 11 horas da noite, ele tem de ensinar a lição na classe na próxima manhã. Além disso, tem de organizar as equipes para as atividades missionárias, escolher as pessoas que irão trabalhar na próxima conferência e prover alojamento para as famílias que estão vindo para participar nesse programa.
Marcos colocou a cabeça entre as mãos.
Por que sempre tinha tanto a fazer?
Onde poderia encontrar mais tempo?
Ele acabava ficando acordado até altas horas da noite e passava pouco tempo com sua família.
Outra causa para o esgotamento é fazer muito sozinho. Se você ensina sozinho, peça a um amigo ou cônjuge para ajudá-lo em suas atividades. Se você ensina crianças pequenas, um adolescente pode ajudar – para o benefício dele como também do seu.

Seja criativo.

Um adolescente pode liderar os hinos;
outro pode ensinar o verso bíblico.
Peça a seu assistente para ajudá-lo na disciplina ou para ensinar parte da lição.
Nas classes com crianças mais velhas, o assistente pode apresentar o material introdutório ou parte da lição. Se isso não for possível, peça a um membro da classe para estudar uma passagem bíblica ou uma parte da lição e apresentá-la à classe.
Considere a possibilidade de eliminar os projetos extras que consomem seu tempo.
 Sugira a outros para tomar o seu lugar. Isto lhe irá permitir usar seu tempo onde ele é mais necessário, e ver que outros também estejam envolvidos.

VOCÊ TAMBÉM PRECISA DE ALIMENTO

A Janete olhou para o relógio. “A lição terminou, vamos orar”, ela disse rapidamente. Tinha de correr e tocar o piano para o início do culto.
Hoje não é meu dia, ela pensou. Ela deveria ter preparado um bolo na sexta-feira para o almoço na igreja, mas esteve tão ocupada na sexta-feira que não teve tempo. Estava tão cansada que não conseguira acordar cedo e assim não lhe foi possível ler a Bíblia e orar antes de sair para a igreja. Como seria maravilhoso se eu tão somente pudesse sentar-me e apreciar os hinos e a mensagem, ela considerava em seu coração enquanto ouvia o canto congregacional.

O esgotamento ocorre quando você está constantemente dando e não recebendo suficiente alimento espiritual. O estudo pessoal da Bíblia e a oração são vitais para alimentá-los espiritualmente. É também importante assistir regularmente aos cultos da igreja. Se você trabalha com o Clube dos Desbravadores, com o coral e ajuda no programa dos juvenis, talvez esteja deixando de lado suas necessidades espirituais. Você deve ser espiritualmente alimentado. Não se sobrecarregue com muitas atividades a ponto de perder continuamente o culto. Permita-se a possibilidade de ouvir a Palavra e de desfrutar do companheirismo dos demais crentes.

O QUE VOCÊ ENTENDE POR AJUDA?

A Karen terminou o ensino da lição e olhou para sua classe. Todos estavam com os olhos pregados nela. Seus olhos brilhavam cheios de interesse! A reunião da Karen com sua supervisora lhe havia dado novas idéias para agir com os alunos. A líder havia sugerido algumas perguntas para serem usadas durante a lição, retomando a lição da semana anterior.
Ela ajudou a Karen a escrever parte da lição para ser ensinada com encenação. Melhor ainda, ela pediu para que a Michele, uma jovem da igreja, a ajudasse. A Michele tinha muitas idéias e era muito animada. Amava ao Senhor e desejava ter um lugar onde ajudar. Ela organizou os testes bíblicos dando à Karen a possibilidade de se organizar para o ensino da lição.
Que alegria a Karen sentiu quando viu os alunos deixarem a classe entusiasmados a respeito da lição. A Karen suspirou e leu novamente o verso que havia ensinado aos alunos:
 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”
 (I Coríntios 15:18).

Você deve ser espiritualmente alimentado. Não se sobrecarregue com muitas atividades a ponto de perder continuamente o culto. Permita-se a possibilidade de ouvir a Palavra e de desfrutar do companheirismo dos demais crentes.

Related Posts with Thumbnails


p40.gif


LIVRO: O DESAFIO DE AMAR, Do filme A Prova de Fogo

E-BOOKS EVANGELICOS

E-BOOKS EVANGELICOS
Diversos livros de seu interesse...