Aquele que...

Aquele que tentou e não conseguiu é superior àquele que nada tentou. (Bud Wilkinson)

sábado, 6 de julho de 2013

EBD INFANTIL


Olá pessoal, eu fiz essa apostila no curso que fiz sobre EBD INFANTIL, foi bem básica, mas ajudou muito as pessoas que participaram do curso. Ou seja, sempre é bom fazer uma reciclagem e ficar sempre em dia com o assunto que ensinamos. Espero que vocês gostem e utilizem em suas igrejas, seja dando cursos, seja em aprimoramento pessoal, seja apenas passando para alguém que vocês acreditam que vai ajudar, enfim, fiquem a vontade. Outra coisa, tenho a apostila comigo formatada, caso tenha interesse é só pedir que mando para o seu e-mail.

I - MAS PORQUE EVANGELIZAR AS CRIANÇAS?             
*Porque estão em perigo (Mateus 18:14)
*Porque é uma ordem dada por Jesus
(João 21:15/Marcos 10:14/Provérbios 22:6).

A criança é um perfeito alvo para a salvação, devido á sua sinceridade, humildade, credibilidade no que falamos; ela tem confiança em nós adultos, além de terem o coração livre de problemas que dificultam a conversão de um adulto; como vício, dúvida etc...
         A criança é o futuro da nação, o futuro da nossa igreja. Elas serão os obreiros, missionários, evangelistas e pastores de amanhã. Quando investimos em crianças, teremos menos problemas quando eles estiverem na adolescência.
Muitas pessoas dizem que o futuro da nação está nas mãos das crianças, mas esquecem de completar que o futuro das crianças está em nossas mãos.
Por isso, temos que ter a visão de alcançá-las para Cristo, e quando ganhamos uma criança para Cristo, ganhamos uma vida inteira que pode ser usada a serviço de Deus (vale lembrar que na maioria das vezes, as pessoas que tem mais amor à obra de Deus, são pessoas que foram criadas nos caminhos do Senhor).
II - O PROFESSOR CRISTÃO 
          Para o desempenho completo da função de ensinar o professor deve ser também um líder. 
              De certo modo, todos nós exercemos em algum setor da vida alguma forma de liderança. Moisés o grande condutor do Povo de Deus, foi dentro dos limites humanos um autêntico líder. 
Analisemos as qualidades do verdadeiro líder aplicando-as à pessoa de Moisés: 
1) O líder deve ser convocado ou chamado – Ex. 3:9-10 
“E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.”
2) O líder deve ter preparo e treinamento antecipado – Moisés teve um treinamento de 80 anos (40 anos no palácio + 40 no deserto) 
3) O líder deve ter objetivos firmado e alvos a prosseguir- Moisés tinha um firme  propósito. 
4) O líder deve colocar seus interesses pessoais em segundo plano diante do interesse geral – Hb.11:24-26 e Ex 32:31-32 
“Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. “ Hb.11:24-26
“Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. “ Ex 32:31-32
5) O líder deve conhecer e amar seus liderados. Moisés os conhecia e os amava. 
6) O líder não deve reter o poder em suas mãos, mas formar outros líderes – Dt 1:15 
“Tomei, pois, os chefes de vossas tribos, homens sábios e experimentados, e os tenho posto por cabeças sobre vós, por capitães de milhares, e por capitães de cem, e por capitães de cinqüenta, e por capitães de dez, e por governadores das vossas tribos. “ Dt 1:15
7) O líder não pode pensar em recompensas imediatas – 2Tm 4:6-8. 
“Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” 2 Timóteo 4:6-8
III - O PROFESSOR 
“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; continua nestes deveres porque fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.” 1 Tm 4:16 
a) Cuidado de ti mesmo – O que somos (testemunho) 
b) Cuidado da Doutrina – O que ensinamos 
IV - O QUE FAZ UM LÍDER? 
1. Determina objetivos     2. Elogia quem merece 
3. Desenvolve a cooperação     4. Esclarece responsabilidades do grupo 
V - QUALIDADES DE UM LÍDER 
1- Dedicação – Acredita nos objetivos a serem atingidos 
2- Coragem – Não cede diante das barreiras 
3- Determinação –Toma decisão e luta por seus objetivos 
4- Persuasão – Inspira, motiva e persuade seus liderados. 
“ . . . O QUE ENSINA, DEDIQUE-SE NO FAZÊ-LO” Romanos 12:7 
Dedicar = Aperfeiçoar, cuidado extremo. 
VI - APERFEIÇOANDO-SE NO ENSINO: 
1) O professor precisa gostar da tarefa de ensinar: nada de bom será feito se não houver prazer naquilo que se realiza. 
2) O Professor precisa encarar seu trabalho com seriedade: Leia Eclesiastes 9:10, Jeremias 47:10 e Colossenses 3:23-24. Veja que os textos determinam que, em qualquer tarefa a ser realizada, o crente haverá de encará-la com seriedade, reconhecendo que o que faz tem reflexos na eternidade. 
3) O professor precisa ver no seu trabalho um meio de formar e modelar personalidades para Cristo: Pesquisa recente mostrou que 90% dos pastores brasileiros passaram quando crianças pela Escola Dominical. O professor estará preparando a pessoa integralmente para a vida, tanto intelectual, como moral e espiritual. 
VII - COMO TER UM BOM RELACIONAMENTO COM OS ALUNOS? 
1) AMAR SEUS ALUNOS: Não é fácil amar, principalmente quando os defeitos parecem maiores que as qualidades. Mas temos que amar incondicionalmente nossos alunos, sem preferências. Eis aí o nosso desafio. 
2) CONHECER SEUS ALUNOS: O Professor precisa fixar o nome, a fisionomia dos seus alunos. Saber de suas vidas. Conhecê-los como pessoa. Visitá-los, orar com eles e por eles. Isto acontecendo, o aluno se sentirá especial, e não simplesmente integrante de um grupo. 
3) TER UM COMPORTAMENTO DESCONTRAÍDO e HUMORADO: Um belo sorriso ilumina tudo ao redor. Não custa nada, SORRIA! Quebrar as barreiras com a alegria e descontração do bom humor.  
4) TESTEMUNHO DE VIDA:    O ensino tem de ser condizente com a vida. O professor deve ter um caráter firme, uma conduta exemplar, sem hipocrisia. Sem vida cristã honesta não há como transmitir o ensino da Palavra.                                                         “O que você faz fala tão alto que não preciso ouvir o que você diz”. “Torna-te padrão dos fiéis . . .”1Tm 4:12 
“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.”  1 Timóteo 4:12
5) TER MODÉSTIA E HUMILDADE: Modéstia e humildade tornam o professor uma 
figura simpática, acessível e querida dos alunos. O orgulho e a soberba podem se tornar uma grande barreira. 

VIII - ALGUNS PRINCÍPIOS NO TRABALHO COM CRIANÇAS: 
1-A criança não é um adulto pequeno 
2-Cada criança difere uma da outra 
3-Não se deve comparar uma criança com a outra. 
4-Não se deve preferir uma criança mais que a outra. 
IX - OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS PELO PROFESSOR 

O Professor deve levar seus alunos a: 
. Reconhecer Jesus como Salvador e Senhor. 
. Freqüentar com regularidade a Escola Dominical. 
. Estudar a Bíblia diariamente.
. Participar assiduamente dos cultos. 
. Desenvolver uma vida constante de oração. 
. Uma vida de testemunho cristão que influencia outros a seguirem Jesus.
X - DISCIPLINA EM SALA DE AULA 
A. PROBLEMAS: 
1. Desatenção 
2. Atraso 
3. Falta de respeito com mais velhos 
4. Mau comportamento (conversas, bagunças...) 
B. CAUSAS BÁSICAS DO MAU COMPORTAMENTO 
1) FÍSICA 
1. Arrumação inadequada da sala 
2. Fase de crescimento 
2) SOCIAL 
1. Desejo de brincar / conversar 
2. Desejo de expandir depois do longo período de disciplina e atenção na escola secular. 
3. Desejo de atrair a atenção sobre si.    
3) INFLUÊNCIA DO LAR 
1. Falta de disciplina no lar 
2. Falta de respeito com os pais 
3. Ausência de influência religiosa 
4) ENSINO INADEQUADO 
1. Trabalho mal organizado e preparado 
2. Falta de amor e de compreensão para com a criança 
3. Atitude negativa: Pouca esperança de que a criança se comporte bem. Elas notam e agem de acordo. 
5) PROBLEMAS PSICOLÓGICOS 
1. Complexos de rejeição / inferioridade 
2. Complexo de superioridade 
XI - COMO PREPARAR A LIÇÃO
Para preparar bem a lição o professor precisa: 
a) Ter uma idéia do conjunto-trimestre. É importante conhecer o assunto do trimestre, ler todas as lições do trimestre para não avançar o assunto das próximas lições. 
b) Começar a preparar a lição com antecedência. 
c) Se preparar durante toda a semana. Estudar pelo menos 15 minutos por dia. 
d) Colecionar variedades de materiais (histórias, curiosidades, estampas, mapas, jornais, revistas e livros) e relacioná-los com o assunto da lição. 
e) Confeccionar materiais: cartazes, figuras, versículos, etc. 
XII - COMO ENSINAR OS VERSÍCULOS 
Decorar versículos bíblicos fortalece a vida espiritual da criança convertida guardando-a do pecado (Salmo 119:11; Efésios 6:17). 
O versículo deve ser ensinado sempre com a referência. Deve ser lido diretamente da Bíblia, mesmo que tenha o visual. A professora deve saber o versículo decorado antes de ensiná-lo. Explicar as palavras difíceis e o que o versículo quer dizer. 
Repetir com as crianças várias vezes durante a aula, até que elas gravem. Levar para casa o lembrete do versículo para a mãe repeti-lo durante a semana. 
Métodos visuais para os versículos: 
1) Cartazes: Escreva o versículo com letra legível e coloque um desenho ou figura que ilustre o que você está ensinando. ATENÇÃO: sempre coloque a referência completa do versículo. (de preferência sem abreviações). 
2) Gestos: Use gestos que expressem o sentido do versículo. Ex: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor” Salmo 122:1. 
3) Versículo musicado: Há muitas musicas para versículos e você também pode criar a sua. 
4) Varal: Escrever os versículos em três partes ou mais, e pendurar no varal, depois mude a ordem para ver se as crianças já sabem. 
5) Quadro negro: Escrever o versículo no quadro antes do início da aula. Depois ensiná-lo, conforme as crianças forem aprendendo, apague algumas palavras, depois tudo e só deixe a referência por último. 
Ex. de versículos: “Crê no Senhor e serás salvo”. Atos 13:31 
“Sê forte e corajoso” Josué 1.9 
“Filhos obedecei a vossos pais.” Efésios 6.1 
XIII - A IMPORTÂNCIA DOS CÂNTICOS 
A Música tem muito valor no trabalho com crianças, pois através dela as crianças aprendem as verdades bíblicas e também adoram a Deus. 
A música acalma as crianças, alegra o ambiente e eles gostam de cantar. 
Os cânticos devem ser visualizados, bem bonitos e bem feitos, para atrair a atenção das crianças e para que eles guardem a letra e a música com mais facilidade. 
A letra deve ser apropriada para cada idade. Se tiver palavras difíceis, explicá-las. Deve explicar também o que o cântico significa. 
Use sempre gestos, principalmente com os menores. Os gestos ajudam a gravar a música. 
Os cânticos devem sempre trazer verdades bíblicas. 
Os cânticos devem ser de preferência de acordo com o assunto da lição. 
Para escrever o cântico – você tem dificuldade? Compre ou escreva com sua letra mesmo. 
Ilustre o cântico com figuras que sejam relacionadas à mensagem do cântico, podem ser com gravuras, recortadas ou desenhadas por você. 
Não sabe desenhar? . . . COPIE> E comece a colecionar riscos, pois com certeza você precisará muito!!! 
XIV - O TRABALHO MANUAL 
Ao ensinar o professor visa passar para a criança, não somente teoria, mas algo prático. Toda criança gosta de atividades, e o trabalho manual é uma boa maneira de conseguir a participação dela. 
“O trabalho manual permite a expressão da criatividade, ensina habilidades manuais, desenvolve o gosto da criança, fornece uma lembrancinha da lição que ela pode levar para casa... deve ser uma ferramenta para ajudar a criança a pensar na lição, a descobrir como aplicá-la à sua vida e guardar no coração o ensino.” (APEC) 
1. O trabalho manual deve ser ligado com a lição. Não é um passatempo! 
2. Escolha com antecedência o trabalho manual para poder conseguir o material necessário. 
3. Escolher e adaptar o trabalho conforme a idade da criança. 
4. Não faça o trabalho para a criança, pode ajudá-la. 
5. Sempre prepare uma amostra do trabalho. 
6. Não exija perfeição; valorize o que cada um pode fazer. 
7. O trabalho manual não deve ocupar tempo excessivo. 
8. Ao invés das crianças fazerem sempre trabalhos para si, é melhor levá-las a fazerem alguma coisa para os outros. Ex: Cartão para ás mães, cartinhas para missionários, presentes para um amigo ou professor. 
9. Antes de iniciar a aula verifique se tem todo material necessário. 
MEDIDAS IMPORTANTES QUE AJUDARÃO O PROFESSOR 
1. Mantenha as crianças ocupadas 
2. Dê oportunidade para que gastem suas energias. 
3. Procure evitar más condições atmosféricas na classe: sala muito quente, abafada, muito vento, etc. 
4. Procure proporcionar lugares confortáveis para todos, com assentos próprios para o tamanho das crianças. Faça as crianças ficarem de frente para o professor. Evite luz direta nos olhos. 
5. Separe os mais desatentos.                                                                                                  6. Deixe lugares vagos próximo à porta para os atrasados. 
7. Remova o objeto que esteja causando desordem (guarde o objeto e devolva no fim da aula) 
8. Para pedir silêncio, pare de falar por uns segundos ou coloque o dedo sobre os lábios: nada de gritaria, pois o desespero não resolve nada. 
9. Olhe firmemente para a criança desatenta. Faça-lhe uma pergunta, chamando-a pelo nome. 
10. Detenha temporariamente um prêmio para a criança desobediente. 
11. Converse com as crianças fora da classe sempre que possível e trate-os com amor. 
12. Mandar a criança para fora da sala é o último recurso, só faça isso se depois de conversar com ela não resolver. Seja justo e mantenha sempre a simpatia da classe. 
Não fique ameaçando desnecessária e injustamente. Porém se prometer algum castigo, execute-o. 
13. Nunca castigue fisicamente. 
14. Não envergonhe uma criança diante das outras, se necessário converse com ela fora da sala. 
15. Não corrija as crianças se você estiver nervosa, espere a calma para poder falar-lhes com amor.                                                                                                                          16. Não premie a criança que só quer aparecer e chamar a atenção.                                     17. Dê responsabilidades àquelas que realmente merecem e que podem correspondê-las.
C. A RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR 
a) Ore pela disciplina da sala e pela sua própria preparação. 
b) Ame as crianças. Elas sentirão e corresponderão a este amor. 
c) Esteja totalmente preparado - tanto na lição quanto nas outras partes da aula.      d) Apresente o material de ensino de forma tão interessante que elas não tenham tempo para distrações. 
e) Tenha ensino mais dinâmico – mantenha atividades variadas. 
f) Visite os lares das crianças e converse com seus pais. Procure saber seus problemas individuais. 
g) Seja justo e compreensivo, porém firme. 
h) Cumpra tudo que prometer – quer seja disciplina, ou seja, prêmios! 
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário



p40.gif


LIVRO: O DESAFIO DE AMAR, Do filme A Prova de Fogo

E-BOOKS EVANGELICOS

E-BOOKS EVANGELICOS
Diversos livros de seu interesse...