Aquele que...

Aquele que tentou e não conseguiu é superior àquele que nada tentou. (Bud Wilkinson)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SUGESTÃO DE TEMAS PARA TRABALHO COM CRIANÇAS


Educador infantil, abaixo você encontrará alguns temas como sugestão para seminários, congressos, acampamentos para crianças, enfim, use e abuse e que o Senhor abençoe o seu ministério!

Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas sejam um exemplo para o rebanho. I Pedro 5:3

EDUQUE A CRIANÇA HOJE PARA QUE NÃO SE DESVIE AMANHÃ!
CRIANÇAS DE HOJE, O FUTURO DE AMANHÃ!
CRIANÇAS, TRAZEI-AS A MIM, NÃO AS IMPEÇAI.
CRIANÇAS COM O CORAÇÃO DE DEUS
JESUS, MEU MAIOR PRESENTE!
CRIANÇAS, BENÇÃOS NAS MÃOS DE DEUS.
FORMANDO NAS CRIANÇAS O CARÁTER DE DEUS
COMO SER UM INSTRUMENTO DE DEUS PARA ALCANÇAR CRIANÇAS
CRIANÇAS TRANSFORMADAS POR DEUS PARA TRANSFORAR O MUNDO
 JESUS CRISTO MUITO MAIS QUE UM SUPER HERÓI!
 ANDANDO NOS PASSOS DE JESUS!
 JESUS, BEM MAIS QUE 10!
 ME CONECTAR A JESUS ME FAZ INVENCÍVEL!
 JESUS CRISTO, MEU AMIGO DE TODAS AS HORAS
 1, 2, 3...JESUS É O MAIOR!
  APRENDENDO COM JESUS A SER UMA BENÇÃO!
COM JESUS SOU MAIS QUE VENCEDOR!
 ANDANDO E APRENDENDO DE JESUS!
CRIANÇAS OBEDIENTES, CRIANÇAS FELIZES!



Related Posts with Thumbnails

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CRIATIVIDADE NA EBD


Todos nós recebemos um dom natural de Deus, que é a criatividade. Em geral, a tolhemos, por temermos sermos considerados ridículos, ou não querermos correr riscos e fracassar no uso de novas experiências.
Desprezar este dom, e não utilizá-lo, é um grande desperdício, especialmente no ensino bíblico.
Mas como despertar a criatividade, e usá-la em proveito e benefício dos alunos na EBD?
1. Comece explorando suas próprias habilidades, idéias e experiências para se comunicar com seus alunos.
2. Relacione-se com eles de modo pessoal, sensível e proveitoso.
3. Adapte os recursos da EBD às necessidades, interesses e faixa etária dos seus alunos.
4. Relacione o tema que está ensinando à vida e experiência prática de fé.
5. Seja flexível: se for o caso, saia do plano de sua lição para sanar dúvidas dos alunos. Uma dúvida pode trazer inúmeras oportunidades de explorar temas importantes!
6. Improvise, procure não focar excessivamente seu ensino nos materiais disponíveis. Não seja dependente destes recursos!
7. Converse informalmente com os alunos, após ou antes das aulas, para compreender melhor suas necessidades, pensamentos, características. Trace um plano para, a partir das experiências deles, ensiná-los de modo mais eficaz e criativo.
8. Leia! O livro mais criativo do mundo é a Bíblia. Explore-a com sede de conhecimento, questionando, pesquisando e anotando suas observações e considerações: como? onde? por quê? quem? de que forma? quais os personagens envolvidos? como se aplica esta passagem para mim e meus alunos?
9. Interaja com outros professores ou pessoas que tiveram experiências no ministério de ensino. Sempre há o que aprender!
Para despertar criatividade em seus alunos, e interesse pelas lições, seguem algumas recomendações:
- Estabeleça um ambiente de confiança, interesse e aceitação. Não seja o "sabe-tudo", deixe espaço para eles!
- Dê oportunidades para seus alunos se expressarem. Pior que sair do tema da aula, é não ter motivação para prosseguir.
- Ofereça variedade de materiais, métodos ou recursos. Não fique na mesmice!
- Ouça os comentários, mesmo que incompletos ou incorretos, e conduza-os de forma proveitosa, assimilando e resumindo sua essência e, quando o caso, reconduzindo o pensamento para a assertiva bíblica.
- Convide-os a escrever sobre suas experiências, expressando o que pensam, sentem e crêem.
- Demonstre estar aberto a assuntos diferentes - isto pode indicar novas necessidades e oportunidades de ensino valioso.
- Incentive-os a perguntarem, explorarem e admirarem o texto bíblico.

Related Posts with Thumbnails

sábado, 1 de janeiro de 2011

SOU EU JUIZ DO MEU IRMÃO?



“Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo”.(Romanos 14:10)
Como se libertar do espírito de julgamento?
Antes de responder a essa pergunta vamos verificar algumas palavras segundo o dicionário Aurélio, são elas:

JULGAMENTO: Ato de julgar; sentença; decisão. Exame; apreciação; audiência.
JULGAR: Decidir como juiz ou como árbitro; sentenciar; conjecturar; supor; imaginar; avaliar; formar juízo crítico; sentenciar; decidir; pronunciar sentença; reputar; considerar; ter em conta de.
JUÍZ: O que tem o poder de julgar; Aquele que julga; julgador.
Este é o parecer do Dicionário da Língua Portuguesa segundo Aurélio, e já temos uma compreensão do significado dessas palavras, mas o que a Palavra de Deus nos diz. Como devemos nos relacionar com tais atitudes. O homem, naturalmente, tem a tendência para fazer julgamento, se não o próprio Jesus não nos teria ensinado a esse respeito quando disse: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós”. Mateus 7:1-4. “E porque vês o arqueiro no olho do teu irmão.” Jesus não nega que houvesse um arqueiro no olho do meu próximo, mas pediu que eu me preocupasse primeiro com a trave que está no meu olho. Mas, e então, como se libertar do espírito de julgamento? O espírito de julgamento deixa de existir quando reconheço minhas próprias faltas, e como sou carente do amor e graça de Deus. Graça essa que é estendida, oferecida a todos os homens.

I-                   A GRAÇA É PARA TODOS


“Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio à graça sobre todos os homens para justificação de vida.” (Romanos 5:18).  O texto diz que somos justificados pela graça de Deus.
O Novo dicionário bíblico diz que: “Justificar” (em grego, dikaioõ) é um termo forense que significa “absolver”, “declarar justo”, o oposto de “condenar” (Deut. 25:1; Prov.17:15; Romanos 8:33) A justificação é um ato próprio do juiz.
Através desse ato de Deus, hoje podemos viver em Jesus, no seu amor.  O Estar em Cristo é viver em amor uns para com os outros, reconhecendo suas próprias limitações, dificuldades e fraquezas. É estar diante de Deus com uma postura de humildade reconhecendo a graça
Do Senhor, o seu perdão e aceitação, e reproduzindo efetivamente ao próximo a mesma atitude de Deus. Paulo disse:Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica”.Romanos 8:33
Como podemos amar mais, julgar menos, e agir como Deus age conosco?
Envolvimento, cuidado, interesse em ouvir as lutas do nosso irmão com um espírito desprendido de julgamento, se identificando com um espírito de aceitação e olhar misericordioso, compressivo e terno. Encarnando o amor de Deus através de nossa própria vida. Enxergando no outro a graça de Deus que alcança a todos os homens, libertando-os de
qualquer acusação e julgamento. “Aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.” I João 4:16

“Não sou o que posso ser, não sou o que devo ser, não sou o que quero ser; mas agradeço a Deus porque não sou o que outrora era, e posso dizer como o grande apóstolo:“Pela graça de Deus, sou o que sou” John Newton (Livro: Pérolas para a Vida)

II-                EU NÃO SOU JUÍZ!

Se você não pode contribuir para edificar a vida do irmão, então não diga nada, não julgue.
Prefira incentivar a criticar. É sempre mais fácil ficar de lado e atirar pedras naqueles que estão servindo do que envolver e contribuir. Deus nos adverte repetidamente que não critiquemos, comparemos ou julguemos uns aos outros. Quando você crítica o que o outro crente está fazendo na fé, e com sincera convicção, está interferindo nos assuntos de Deus:
Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?
Que direito você tem de criticar o servo de alguém? Somente Deus pode decidir se ele está fazendo o que é certo.” (Tiago 4:11-12)
Paulo acrescenta que não devemos julgar os crentes com convicções distintas das nossas. Porque, então, você crítica as ações do seu irmão? Todos seremos julgados um dia, não com base nos padrões uns dos outros, nem mesmo pelos nossos padrões, mas pelo julgamento de Deus. Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Romanos 14:12-13Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não por tropeço ou escândalo ao vosso irmão”.
Quando julgo o meu irmão, estou contribuindo para a perda de minha comunhão com Deus.
Observemos Jó e seus amigos acusadores que pretendiam ser os porta-vozes de Deus. Eles tinham certeza que por traz de toda dês-graça da vida de Jó havia o pecado não confessado a Deus. O interessante é que foi necessário que seus amigos se calassem para que Jó escutasse a voz de Deus, e entendesse que a resposta de Deus para ele era bem diferente daquela oferecida pelos seus amigos.
Da mesma forma, nós precisamos desistir do nosso espírito de julgamento e confiar no julgamento de Deus que é bem diferente de nossa própria avaliação sobre o outro.
Como diz Paul Tournier: “Sim, as coisas que Deus reprova no secreto de nosso coração são geralmente muito diferente das que os homens condenam!”, os homens são injustos e superficiais, Deus vê o coração.

III-             ACEPÇÃO DE PESSOAS

“Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas...”

Certa vez ouvi de um amigo que morava em Juiz de Fora – MG, que o pastor de sua igreja se vestiu de mendigo, sem que ninguém tivesse tomado conhecimento, pois na verdade essa experiência serviria de ilustração pra sua mensagem. O pastor queria saber qual a reação daquelas pessoas ao se confrontarem com um mendigo sujo e mal cheiroso sentado á entrada da igreja. Pois bem, ninguém percebeu que ele era o mendigo ali sentado, muito poucos olharam em sua direção, julgando realmente ser um mendigo qualquer. Se soubessem que ele era o pastor da igreja, qual teria sido a reação daquelas pessoas? E na verdade, se acontecesse aqui em nossa igreja, qual seria a sua reação ou a minha? Tiago 2: 8-9 diz:Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.  Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores”

Disse Mattew Henry: “Não devemos impor nenhuma condição para a aceitação de nossos irmãos, a não ser as que Deus impôs”

Segundo um artigo do pastor Cáio Fábio ele escreve o seguinte: “...Não julgueis...(a alma do próximo e sua vida com Deus) pois com a medida com que medes o outro, com está medida seras também medido...Toda a realidade, por mais objetiva que seja, é falsificada pelo nosso olhar. Assim, o julgamento do próximo, de sua alma, é com a presunção de pretender ser Deus na interpretação do outro,e infalivelmente será “projeção” do próprio ser que julga. Desse modo, o mundo de fora, quase sempre é a projeção de nosso mundo interior. Sim, o mundo fica do tamanho de nossas medidas interiores. O caminho de fora é sempre determinado pelo de dentro.”

CONCLUSÃO:
A questão é que todos os homens acreditam que ao fazerem seus julgamentos, esses espelham aquilo que seria o julgamento do próprio Deus. Crêem tão firmemente conhecerem o bem e o mal, o certo e o errado que quando julgam a conduta,  o proceder, o agir e o pensar de alguém é exatamente como Deus o faria, pensam eles. Mas pelo contrário, a palavra do Senhor nos adverte: “Quem és tu que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar”. (Romanos 14:4)

Related Posts with Thumbnails

Os Profetas e o Culto a Jeová – Isaias 44:8

I – O Culto a Deus em meio aos cultos pagãos.


“Não vos assombreis, nem temais; porventura não vo-lo declarei há muito, e não vo-lo anunciei? Vós, sois minhas testemunhas! Acaso há outro Deus além de mim? Não, não há rocha, não conheço nenhuma.” (Isaias 44:8)

“Por isso o Senhor disse: pois que este povo se aproxima de mim, e  com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens aprendidos de cor.” (Isaias 29:13)

Desde os primórdios do mundo o homem de alguma forma sente a necessidade em seu ser de buscar a Deus e adorá-lo, mas infelizmente nem sempre essa busca o leva em direção ao verdadeiro Deus. Esse, afastar-se de Deus é em virtude da falta de conhecimento na Palavra de Deus, daí resultando as várias religiões que vemos, todas em função da tentativa ignorante de se chegar a Deus.
É importante que reflitamos em se temos conhecido e prosseguido em conhecer a Yahweh, o único e verdadeiro Deus, e de que forma o agradaremos na maneira correta e lhe prestar culto e adoração.

Theodore Parker disse que “se o homem não for religioso ele será supersticioso. Se o  homem não adorar ao Deus verdadeiro, ele terá seus ídolos”.

A Quem Você Segue? – I Reis 18:20-46


Como já foi dito antes, nos estudos da Antropologia se revela á necessidade natural que o homem tem de cultuar algo ou alguém. Esses estudos revelam que o homem é um ser religioso por natureza e deve ter algum alvo de culto. Quando Deus entregou a Moises os 10 Mandamentos deixou bem claro o seguinte:

“Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira geração daqueles que me aborrecem” (Êxodo 20:3-5)
Neste texto encontramos as expressões encurvarás e serviras as quais significam atitude de culto. O Serviço como culto, traduzido do grego, significa serviço sacerdotal. A imagem mais antiga que encontramos no velho testamento significando culto é  a de curvar-se, colocando o rosto em terra diante do objeto ou pessoa que estejam sendo cultuados. A História antiga nos mostra as diversas oportunidades em que o homem tem se envolvido em rituais supersticiosos e sacrifícios dedicados a algo ou alguém. Os povos pagãos se curvavam diante de imagens de madeiras ou pedra acreditando que com isso afastariam maldições, pragas entre outros malefícios. E até hoje ainda é assim. “Yahweh é o único verdadeiro Deus, somente ele pode prestar ajuda. A confiança em outros deuses é vã, a adoração aos ídolos é insensatez pecaminosa. Ele transcende completamente ás suas criaturas; ele é quem criou todas as coisas e orienta o curso de todos os acontecimentos. “
O profeta Elias desafiou o povo de sua época a decidir quem deveriam seguir quando disse: “...Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o.  O povo, porém, não lhe respondeu nada”( vers. 21)
            No episódio do Monte Carmelo, o profeta Elias desafiou os 450 profetas de Baal, e eles foram derrotados pela glória de Deus no momento em que foi aceito o sacrifício ofertado por Elias, e o que eles próprios ofereceram ao seu deus, não foi aceito, pelo contrário, foram envergonhados. Elias provava assim que somente Yahweh era digno de confiança, só Deus era digno de louvor.


 Há um só Deus
             “Para que todos os povos da terra saibam que o senhor é Deus, e que não há outro”

            Há uma música cuja letra é assim: “ao único que é digno de receber, a honra e a glória, a força e o poder, ao rei eterno, imortal, invisível, mas real a ele ministramos o louvor...” Para prestarmos um culto que verdadeiramente agrade ao coração de Deus temos que refletir se estamos cultuando ao único que é digno e buscar conhecer a pessoa de Deus com profundidade. Deus é santo e importa que também busquemos essa santificação de vida. A Bíblia diz que sem santidade não veremos a Deus. Nosso culto não será aceito.“Santificai-vos,  porque  amanha Deus fará maravilhas no meio de vós.” (Josué 3:5)

E.S. Brigtman escreve: “O culto é uma posição interna do individuo, sua atitude para com Deus; sem a atitude cônscia de Deus, nenhum culto verdadeiro é possível.”
            Deus é o único Deus a quem devemos nos prostrar e adorar, mas o povo a quem Elias lançou o desafio ainda não tinha certeza disso, foi apenas depois da derrota dos profetas de Baal no Monte Carmelo que vimos á reação do povo em relação a Deus. “...quando o povo viu isto, prostraram-se todos com o rosto em terra e disseram: o Senhor é Deus, o Senhor é Deus!” (vers. 39)
            Mas não há somente o reconhecimento, há também uma atitude, a Bíblia continua narrando que depois dessa mudança de mente todos os profetas de Baal foram tirados de seu meio e mortos, (vers. 40)

II-O culto a Deus como Garantia de Bênçãos para a Nação


            No momento em que Deus prova ao povo que só há um Deus verdadeiro, e o povo então reconhece a soberania e decide prestar culto verdadeiro a Jeová é que as bênçãos do Senhor tomam consistência em suas vidas. O próprio Malaquias diz que Deus não se deleitava na nação, mas se o povo voltasse para Ele, então alegremente Deus se voltaria para eles e os abençoaria.
“...então disse Elias a Acabe...há ruído de abundante chuva e orou a Deus” (vers. 41) “...e sucedeu que em pouco tempo o céu se enegreceu de nuvem e vento e caiu uma grande chuva...” (vers.45)
           

Deus Presente em Nossas Vidas – Sinal de Prosperidade


            Em seu grande amor e misericórdia o que Deus mais deseja e tem buscado é ser presente na vida do homem. O Senhor estende um convite a toda nação, a todo homem pecador a voltar para Ele. Vimos esse convite em toda a bíblia, infelizmente, vimos também o homem persistindo em sua rebelião. E seguindo inclusive o exemplo dos sacerdotes, os quais também se “tinham desviado do caminho”, (Mal. 2:8)
            Isaías havia já muito antes feito um apelo à nação: “Convertei-vos, pois, ó filhos de Israel, aquele de quem tanto vos afastastes”, (Isaias 31:6). Outro profeta foi Zacarias, que disse: “Tornai-vos para mim...e eu me tornarei para vós.” Tornar, ou retornar, significa “arrepender-se”, mudar de rumo, e seguir na direção oposta. É o próprio Deus quem capacita o homem a voltar e arrepender-se. Se essa é a decisão do homem, Deus também se voltara para ele com bênçãos. A promessa de benção de Deus melhoraria a economia e daria prestigio à nação inteira. Em vez de desolada, a terra voltará a ser fértil. Israel poderia ainda ser chamado “HEPHZIBAH”, que significa “o meu prazer está nela”, (Isaias 62:4)
O próprio Deus em seu desejo de ter um encontro com o homem despojou-se de toda sua glória. “E o verbo se fez carne e habitou entre nós”, era o caminho perfeito de Deus para o homem; Jesus Cristo. O convite de Deus para que assim pudesse acontecer o culto perfeito, a adoração perfeita.

            “Tendo, pois, irmão, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote pela casa de Deus, aproximemos-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo os corações purificados de má consciência, e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e as boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns, antes façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima.”
(Hebreus 10:19-25)
Na declaração “aproximemo-nos”, relaciona-se com o coração e tem haver com o nosso relacionamento com Deus. É um chamado, um convite á adoração, a render culto a quem de fato merece que toda a nossa vida seja sacrifício vivo no altar.

CONCLUSÃO


Em seu livro: “Adoração Bíblica”, o Dr. Shedd cita uma declaração de autor desconhecido que diz: “A adoração transforma o adorador na  imagem do deus diante do qual ele se curva”. Que a nossa seja uma adoração verdadeira e oferecida pelo Espírito ao único Deus para que a cada dia possamos ser a imagem perfeita do Deus invisível em atitudes e ações. Há uma música cuja letra é: “Render a ti, adoração, e derramar meu ser é o que meu coração deseja toda manhã te imaginar é me inspirar pra te dizer estou apaixonado cada vez mais por ti Senhor tu és incomparável, teu nome é maravilhoso, leva-me além, leva-me além, a um nível mais profundo de intimidade contigo ó Senhor”
Como diz na letra desse cântico que possamos sempre ir além.

Para Refletir...

  • Tenhamos coragem de perguntar: Senhor, o meu culto a ti tem sido de sacrifício, vivo, santo e agradável a ti?
  • A nossa oração deve ser a de que a graça e a misericórdia do Senhor nos mostre a maneira correta de culto que alegra o coração de Deus.
Autor: Sandra França
Related Posts with Thumbnails

VELHO OU IDOSO?


AUTOR DESCONHECIDO

VOCÊ SE CONSIDERA UMA PESSOA IDOSA, OU VELHA?
ACHA QUE É A MESMA COISA?
POIS ENTÃO OUÇA O DEPOIMENTO DE UM IDOSO DE SETENTA ANOS:

IDOSA É UMA PESSOA QUE TEM MUITA IDADE.
VELHA É A PESSOA QUE PERDEU A JOVIALIDADE.
A IDADE CAUSA DEGENERESCÊNCIA DAS CÉLULAS.
A VELHICE CAUSA A DEGENERESCÊNCIA DO ESPÍRITO.
POR ISSO NEM TODO IDOSO É VELHO
E HÁ VELHO QUE AINDA NEM CHEGOU A SER IDOSO.
VOCÊ É IDOSO QUANDO SONHA.
É VELHO QUANDO APENAS DORME.
VOCÊ É IDOSO QUANDO AINDA APRENDE.
É VELHO QUANDO JÁ NEM ENSINA.
VOCÊ É IDOSO QUANDO PRATICA ESPORTES,
OU DE ALGUMA OUTRA FORMA SE EXERCITA.
É VELHO QUANDO APENAS DESCANSA.

VOCÊ É IDOSO QUANDO AINDA SENTE AMOR.
É VELHO QUANDO SÓ TEM CIÚMES E SENTIMENTO DE POSSE.
VOCÊ É IDOSO QUANDO O DIA DE HOJE
É O PRIMEIRO DO RESTO DE SUA VIDA.
É VELHO QUANDO TODOS OS DIAS PARECEM
O ÚLTIMO DA LONGA JORNADA.

VOCÊ É IDOSO QUANDO SEU CALENDÁRIO TEM AMANHÃS.
É VELHO QUANDO SEU CALENDÁRIO SÓ TEM ONTENS.
O IDOSO É AQUELA PESSOA QUE TEM TIDO A FELICIDADE DE VIVER
UMA LONGA VIDA PRODUTIVA,
DE TER ADQUIRIDO UMA GRANDE EXPERIÊNCIA.
ELE É UMA PONTE ENTRE O PASSADO E O PRESENTE,
COMO O JOVEM É UMA PONTE ENTRE O PRESENTE E O FUTURO.
E É NO PRESENTE QUE OS DOIS SE ENCONTRAM.

VELHO É AQUELE QUE TEM CARREGADO O PESO DOS ANOS,
QUE EM VEZ DE TRANSMITIR EXPERIÊNCIA ÀS GERAÇÕES VINDOURAS,
TRANSMITE PESSIMISMO E DESILUSÃO.
PARA ELE, NÃO EXISTE PONTE ENTRE O PASSADO E O PRESENTE,
EXISTE UM FOSSO QUE O SEPARA DO PRESENTE
PELO APEGO AO PASSADO.


O IDOSO SE RENOVA A CADA DIA QUE COMEÇA;
O VELHO SE ACABA A CADA NOITE QUE TERMINA.
O IDOSO TEM SEUS OLHOS POSTOS NO HORIZONTE
DE ONDE O SOL DESPONTA E A ESPERANÇA SE ILUMINA.
O VELHO TEM SUA MIOPIA
VOLTADA PARA OS TEMPOS QUE PASSARAM.
O IDOSO TEM PLANOS.
O VELHO TEM SAUDADES.
O IDOSO CURTE O QUE RESTA DA VIDA.
O VELHO SOFRE O QUE O APROXIMA DA MORTE.
O IDOSO SE MODERNIZA, DIALOGA COM A JUVENTUDE,
PROCURA COMPREENDER OS NOVOS TEMPOS.
O VELHO SE EMPERRA NO SEU TEMPO,
SE FECHA EM SUA OSTRA E RECUSA A MODERNIDADE.
O IDOSO LEVA UMA VIDA ATIVA,
PLENA DE PROJETOS E DE ESPERANÇAS.
PARA ELE O TEMPO PASSA RÁPIDO, MAS A VELHICE NUNCA CHEGA.
O VELHO COCHILA NO VAZIO DE SUA VIDA
E SUAS HORAS SE ARRASTAM DESTITUÍDAS DE SENTIDO.
AS RUGAS DO IDOSO SÃO BONITAS
PORQUE FORAM MARCADAS PELO SORRISO.
AS RUGAS DO VELHO SÃO FEIAS
PORQUE FORAM VINCADAS PELA AMARGURA.
EM RESUMO, IDOSO E VELHO, SÃO DUAS PESSOAS
QUE ATÉ PODEM TER A MESMA IDADE NO CARTÓRIO,
MAS TÊM IDADE BEM DIFERENTE NO CORAÇÃO.

A VIDA, COM SUAS FASES DE INFÂNCIA, JUVENTUDE,
MATURIDADE, É UMA EXPERIÊNCIA CONSTANTE.
CADA FASE TEM SEU ENCANTO, SUA DOÇURA, SUAS DESCOBERTAS.
SÁBIO É AQUELE QUE DESFRUTA
DE CADA UMA DAS FASES EM PLENITUDE,
EXTRAINDO DELA O MELHOR.
SOMENTE ASSIM, NA SOMA DAS EXPERIÊNCIAS E OPORTUNIDADES,
AO FINAL DOS SEUS ANOS GUARDARÁ
A JOVIALIDADE DE UM HOMEM SÁBIO.
SE VOCÊ É IDOSO,
GUARDE A ESPERANÇA DE NUNCA FICAR VELHO.

Related Posts with Thumbnails

FELIZ 2011



TER ASAS É DANÇAR NA CHUVA...
É PLANTAR UMA ARVORE...
VER A INOCÊNCIA NOS OLHOS DE UMA CRIANÇA...

É FICAR BEM QUIETINHO AO LADO DA PESSOA AMADA...
É SUBIR UMA MONTANHA...
É ENCONTRAR OS AMIGOS E NÃO FALAR NADA IMPORTANTE, MAS FALAR, FALAR MUITO...
É CANTAROLAR UMA MÚSICA ANTIGA ...
É ARRUMAR AS GAVETAS, E DAR UM MONTE DE ROUPA PARA QUEM PRECISA...
É ANDAR SEM RUMO, SÓ POR ANDAR...
É FALAR SOZINHO...
É SORRIR PARA AQUELE VELHINHO LÁ DA PRAÇA...
É FICAR SENTADO NA COZINHA, ASSISTINDO A MÃE FAZER BOLO...

AH ! TER ASAS É RASPAR A PANELA DE BRIGADEIRO COM OS DEDOS
É BRINCAR
É RIR DE SI MESMO
É TER UM LUGAR SECRETO BEM LINDO E FUGIR PARA LÁ DE VEZ EM QUANDO
E FICAR DE BOBEIRA... 
É TOMAR UM BANHO DE CACHOEIRA, NADAR EM UM RIO
IR PARA A PRAIA, SE COBRIR DE AREIA E PEGAR JACARÉ
TER ASAS É VIVER INTENSAMENTE AS COISAS SIMPLES E BELAS
DO DIA A DIA

TER ASAS É FICAR EM SILÊNCIO E OUVIR DENTRO DA GENTE, O DEUS EMANUEL
É ISSO QUE DESEJO PARA O ANO NOVO QUE ESTÁ CHEGANDO...

QUE VOCÊ TENHA ASAS COMO DAS ÁGUIAS!!!!

QUE A LUA E AS ESTRELAS EMPRESTEM UM POUCO DO SEU BRILHO, PARA ILUMINAR O NOVO ANO, E QUE DEUS NOS DÊ "ASAS DE ÁGUIA" PARA VOARMOS BEM ALTO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR.

DESEJO A VOCE UM NOVO ANO REPLETO DE CONSQUISTAS E REALIZAÇÃO DE SONHOS. QUE VENHA UM ANO COM MUITA PAZ, SAÚDE, SUCESSO EM TUDO QUE VC FIZER. SE DE REPENTE NAO CONSEGUIR TUDO É PORQUE NAO CHEGOU A HORA AINDA. DIFICULDADES VIRÃO, MAS QUE DEUS POSSA TE AJUDAR A SUPERAR TODAS AS BARREIRAS. QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E FAZENDO PROSPERAR OS SEUS PASSOS.
FELIZ 2011

Related Posts with Thumbnails


p40.gif


LIVRO: O DESAFIO DE AMAR, Do filme A Prova de Fogo

E-BOOKS EVANGELICOS

E-BOOKS EVANGELICOS
Diversos livros de seu interesse...